Nosso selo
Última modificação: Sexta-feira, 1 de novembro de 2024
Partindo do ponto de que nosso projeto trata da escrita a mão em tempos de tecnologia, a identidade visual começou a ser criada a partir da ideia de combinar elementos e objetos que remetessem a tecnologia e a escrita. Com base nisso, o início do processo de criação foi um levantamento de ideias onde foi decidido os elementos que fariam parte e também a paleta de cores que seria utilizada.
Cada um dos elementos foi pensado cuidadosamente para conseguir passar adiante os objetivos do projeto, bem como também destacar alguns elementos que fazem referência à tecnologia e à escrita
Um dos destaques é o tablet saindo de um envelope, que foi pensado a partir da ideia da crescente substituição da escrita a mão pela digital. Nele é apresentado o título do projeto sendo escrito por uma mão, para que parecesse um desenho referenciando o trabalho manual. Os carimbos, com alguns símbolos facilmente reconhecíveis da web e as conexões que estão perto da mão, fazem uma alusão a conciliação da escrita e da tecnologia.
O envelope inferior traz carimbos do CEFET e dos Correios – que é um dos nossos parceiros no projeto. Os dois selos trazem as imagens de pontos importantes de Varginha e São Paulo: a nave da cidade mineira que é berço de Oneyda Alvarenga e a biblioteca Mário de Andrade em São Paulo, referenciando os dois amigos que fazem parte do repertório e divulgação do projeto. As cores mais chamativas – o azul e o laranja – são do uniforme estudantil da nossa instituição. Além de todos esses elementos, ainda é possível observar um número binário na parte inferior direita do envelope bege que significa “E C”, as iniciais do título do projeto que também podem ser vistas no selo laranja – bem à moda antiga – do envelope superior. Enfim, um trabalho coletivo e de modo online que uniu a equipe naquele início de pandemia.
