MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE

Entre Cartas

CEFET-MG

CEFET-MG

Curiosidades

Terça-feira, 6 de agosto de 2024
Última modificação: Terça-feira, 6 de agosto de 2024

Bem-vindo à nossa seção de Curiosidades! Prepare-se para se surpreender com curiosidades sobre a evolução do papel e dos selos, e os momentos marcantes capturados através da correspondência.

Quem inventou o cartão postal?

O mais antigo cartão-postal de que se tem notícia foi enviado em 1840 pelo escritor londrino Theodore Hook para… Ele mesmo! Hook gostava de pregar peças e decidiu fazer uma pegadinha com os carteiros mandando um desenho, ao invés do tradicional envelope. A imagem, colorida à mão, é uma caricatura do serviço postal, que mostra escribas e um grande tinteiro. Ele foi o único cartão-postal com um Penny Black, o primeiro selo do mundo.

O item foi leiloado em março de 2002 por £31,750, mais de 122 mil reais. Até sua descoberta, em 2001, discutia-se se os cartões-postais haviam sido inventados na Alemanha, Áustria ou nos Estados Unidos, por volta de 1860.


Cartão-postal de Theodore Hook /  Haven

A evolução do suporte das cartas.

De papiros a e-mails, como aconteceu toda a evolução das correspondências? Na antiguidade, os egípcios usavam papiro, uma planta que era esmagada e seca para criar uma superfície de escrita. Também era comum o uso de pergaminhos, feitos de peles de animais (normalmente de ovelha ou cabra), para substituir o papiro. Durante a Idade Média, a fabricação de papel começou a se espalhar da China para o Oriente Médio e, eventualmente, para a Europa. O papel feito à mão, mais acessível e flexível, começou a substituir o pergaminho para correspondências pessoais e comerciais. A fabricação do papel se tornou então mais acessível até o século XVIII, e o envelope que hoje conhecemos foi introduzido no século XIX. Anteriormente, as cartas eram dobradas e seladas com cera. A introdução do selo postal em 1840 (com o Penny Black na Inglaterra) simplificou o processo de franqueamento e tornou as cartas mais acessíveis. Já no século XX, os cartões postais se tornaram populares como uma forma rápida e econômica de comunicação, e certamente você já viu e leu alguma carta dessa época, escrita por seus pais ou avós. No início do século XXI, com a crescente conscientização ambiental, papéis reciclados e sustentáveis começaram a ganhar popularidade, e anos depois, tivemos a chegada das caixas de e-mails, utilizadas ainda hoje comumente, graças a tecnologia. Entretanto, atualmente ainda há quem goste de celebrar a tradição da correspondência escrita à mão, e experimentar as sensações de escrever, enviar e esperar pacientemente a resposta de suas mensagens.


Carta em papiro.